domingo, 28 de fevereiro de 2010

TEORIA DAS CORES
Para conhecermos melhor as cores precisamos conhecer um pouco de sua teoria.
As cores dividem-se em três grupos que são, cores primárias, cores secundárias e cores terciárias.
Cor primária: é cada uma das três cores indecomponíveis que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro.(...) (vermelho, amarelo e azul).
Cor secundária: é a cor formada por duas cores primárias misturadas em partes iguais (verde, laranja e violeta).
Cor terciária: é a intermediária entre uma cor secundária e qualquer das duas primárias que lhe dão origem. (Pedrosa, 1982)
Além de primárias secundárias e terciárias, as cores apresentam outras características. As cores podem ser também quentes e frias. Segundo Fabris (1973), o calor de um tom não depende da diferença efetiva de radiações, senão de uma ralação de sensações sentidas pelo homem na visão das mesmas cores. Se pode explicar pelo fato de que estamos acostumados a considerar como quentes as cores associadas, por exemplo, a idéia de sol, fogo... e associar a cor verde-azul da água à sensação de frio.
Por outro lado, continua ele, o calor de um tom é relativo: o magenta parece frio relacionado à um alaranjado; porém, parece quente relacionado à um azul.
As cores quentes são o amarelo, o amarelo-alaranjado, o alaranjado, o vermelho e o vermelho-violeta. São cores frias: o amarelo-verde, o verde, o verde-azul, o azul, o azul-violeta e o violeta.
As cores quentes tem uma capacidade de expressão e uma força diferentes das cores frias. Para obter uns e outros, especialmente se deve usar em massas de grande extensão, tem que ter presente sua diversidade tanto como significado com em superfície.
Considerando os fatores psicológicos as cores quentes podem se aplicar ao significados dos adjetivos: ensolarado, opaco, estimulante, denso, perto, pesado, seco. E as cores frias podem se aplicar ao significados dos adjetivos: sombrio, transparente, calmante, diluído, longe, leve, úmido.
Para Pedrosa (1982), os verdes, violáceos, carmins e uma infinidade de tons poderão ser classificados como cores frias ou como cores quentes, dependendo da percentagem de azuis, vermelhos e amarelos de suas composições. Além disso, uma cor tanto poderá parecer fria como quente, dependendo da relação estabelecida entre ela e as demais cores (...)" que as cercam. "Um verde médio, numa escala de amarelos e vermelhos, parecerá frio. O mesmo verde, frente a vários azuis, parecerá quente".
Um fator fundamental para entendermos porque as cores nos influenciam tanto física como psicologicamente é o de conhecermos um pouco do funcionamento do nosso organismo, e para isso precisamos estudar sobre o órgão da visão, pois é através dele que podemos contemplá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário